Achei no Blog Louco não, publicitário. (louconaopublicitario.blogspot.com)
Obvio? Interessante? Já sabia?
A 1ª leitura. Obviamente, é essa mesmo que você imaginou, é a decodificação das palavras. Você lê “casa” e entende que é uma casa. Um bom exemplo é imaginar uma criança de 8 anos lendo alguma coisa, ela desvendará palavra por palavra, bem pausadamente. Agora acredite, muitos adultos no Brasil leem assim, algo em torno de 75% da população. São os já populares analfabetos funcionais.
A 2ª leitura. Também conhecida como interpretação de textos. Basicamente, é ler o artigo/reportagem/nota/post/matéria/charge e saber resumir mentalmente o que foi escrito. Parece simples, mas requer absurda atenção dos mais destreinados. Se você lê alguma coisa e precisa reler para entender direito, posso afirmar que você ainda não tem a terceira leitura. Uma boa dica para treinar essa leitura é, após ler o texto, contá-lo para alguém. Nosso cérebro armazena melhor informações revisadas em até 48 horas após terem sido contraídas.
A 3ª leitura. Essa é o que vai separá-lo da multidão. É ler, decodificar, interpretar e saber para qual fim aquele amontoado de letras existe.
Acho que faz bastante sentido, no meio de tantas mensagens, tanta informação a gente acaba acelerando e passando por cima das coisas.
Não sei se vale, se é necessário, mas acho que eu incluiria a 1/2ª leitura nessa lista.
Por incrível que pareça acho que nosso Presidente da República faz apenas a primeira leitura...
ResponderExcluir